Escolas Participantes

.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A música, o mascote e a bola

A organização da Copa do Mundo Fifa de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a música remixada Wavin’ Flag (Bandeira ao Vento, em português), do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan, como tema oficial. A canção também é muito conhecida pelo público por ser um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da Copa do Mundo.

A música já está sendo interpretada em vários idiomas, e o cantor gravou uma das versões com o artista espanhol David Bisbal. Organizadores do evento também incluíram na programação musical do mundial a versão de “Oh África”, do cantor senegalês Akon, interpretada com a cantora Keri Hilson, e "Waka Waka", que será apresentada na cerimônia de abertura pela cantora colombiana Shakira.

Apesar de muitas pessoas confundirem com um leão, o mascote da Copa da África do Sul é um leopardo chamado Zakumi, criado por Andries Odendaal. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("10”, ano da Copa, em vários idiomas africanos). Ele tem cabelos e olhos verdes e usa um short verde e uma camisa branca com a inscrição “South Africa 2010”.

Já a bola oficial é produzida pela Adidas e se chama Jabulani. Ela possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias da África do Sul. O nome da bola signifca "Trazendo alegria para todos", em IsiZulu.



Fonte: 
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4406

Nenhum comentário: