Escolas Participantes

.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Cultura: Grupos raciais têm sua própria identidade


A lista de 11 idiomas oficiais dá a medida do quão complexa é a cultura sul-africana. Assim como a maior parte dos países da chamada África Negra, a África do Sul é palco de diversas etnias tribais, com suas histórias e tradições distintas.

As influências se misturam tanto que é possível dizer que a sociedade do país é o resultado dessa fusão de contextos. Além disso, o país-sede da Copa do Mundo ainda conta com a contribuição de dois países colonizadores. Desde o seu “descobrimento”, a África do Sul já conviveu com holandeses e britânicos, que deixaram suas marcas na atual sociedade.

O período do apartheid, regime de segregação racial que afetou o país até o início da década de 1990, também foi convertido em cultura. Os protestos musicais, os resquícios das barbaridades cometidas e os locais onde os embates aconteceram viraram uma espécie de patrimônio da humanidade. Tudo isso será levantado em 2010, durante a Copa em que os sul-africanos prometem oferecer a melhor acolhida aos visitantes de todos os Mundiais da história.

Diversidade é a palavra que mais se aplica à África do Sul e aos seus costumes. O país que vai da Inglaterra à Holanda em uma esquina também tem forte influência dos povos tribais, em especial da cultura zulu. O idioma é um dos mais importantes da nação, e elementos como a feitiçaria e o curandeirismo são recorrentes nas cidades-sede do primeiro Mundial em território africano. Se não se sobrepõe à cultura europeia que se disseminou no país, a herança negra compõe o mosaico de particularidades desta nação.

Assista ao vídeo:



A influência Inglesa na cultura africana:
  • Mão direita no trânsito
A herança dos britânicos nas ruas não é exclusividade dos sul-africanos. Austrália, Índia e Paquistão são exemplos de ex-colônias que dirigem na faixa da direita, posição inversa àquela adotada no Brasil.
  • Gosto por futebol e rúgbi
Os dois esportes mais populares do mundo nasceram na Terra da Rainha e dividem a África do Sul. Nos tempos de apartheid, o rúgbi era associado aos brancos africânes, enquanto o futebol predominava entre os negros.
  • Cerveja
Assim como na Grã-Bretanha, a cerveja é a bebida mais apreciada na África do Sul, apesar da força e da qualidade dos vinhos. A Alrode (foto), maior fábrica do país, por exemplo, produz 1,9 milhão de litros por dia.Música punk
  • Música punk
A juventude rebelde dos anos 1970 que disseminou o estilo musical tinha em bandas como The Clash e Sex Pistols grandes expoentes. Na esteira dos britânicos, Asylum Kids, Dog Detachment e Radio Rats fizeram sucesso no mesmo ritmo na África.
  • Terninho nas escolas
A tradição dos colégios britânicos diz que as crianças devem estudar com um uniforme mais sóbrio. Os sul-africanos até hoje seguem a regra, e o comportado conjunto é predominante em escolas públicas e na maior parte das particulares.

  • Fish and chips
A junção do peixe frito com a batata frita, incomum no Brasil, é um típico prato de baixo custo no Reino Unido. A ligação colonial estendeu o costume à África do Sul, onde a receita é apreciada especialmente em cidades litorâneas como Cidade do Cabo.

Nenhum comentário: