Escolas Participantes

.

sábado, 22 de maio de 2010

Conhecendo um pouco sobre o país anfitrião da Copa do Mundo 2010

Um pouco da história:
África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país situado no extremo sul da África, com 2.798 quilômetros de litoral sobre os oceanos Atlântico e Índico. O país divide suas fronteiras com a Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.

A África do Sul foi “descoberta” por Bartolomeu Dias que, em 1488, aportou à Ilha Robben, ao largo da atual Cidade do Cabo, na sua abortada viagem para a Índia. A ilha foi, durante muitos anos, utilizada por navegadores portugueses, ingleses e holandeses como posto de reabastecimento e, como nessa época, a região era habitada por povos Khoisan, Xhosa, Zulu e vários outros, em 1591 um grupo de Khoikhoi, cansados das práticas comerciais desleais dos europeus, atacou a Ilha Robben. Como não tinham nada que superasse as armas de fogo dos europeus, foram derrotados e deixados na ilha sem comida, nem água. Estes foram os primeiros prisioneiros da Ilha Robben.
Um pouco da geografia:

A África do Sul é o país mais meridional de África, ocupando a maior parte da extremidade sul do continente desde o oceano Atlântico, a oeste, e o oceano Índico, a leste. A paisagem é variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o rio Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras do Karoo e, a leste, o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botswana e o Zimbabwe.

O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na província do Cabo Ocidental, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha.
As estações na África do Sul são as mesmas do sul do Brasil. Costuma esfriar mais de manhã e à noite, já que a amplitude térmica na África do Sul é maior que no Brasil.

A maior cidade é Joanesburgo. A Cidade do Cabo, Durban e Pretória, a capital, são outras cidades importantes.



População:


São 49 milhões de habitantes (estimado 2009). Cerca de 60% da população vive em áreas urbanas.


Taxa de crescimento: 0,3%.


Grupos étnicos: de acordo com o censo de 2001, são 79% de negros, 9,6% de brancos, 8,9% de mestiços e 2,5% de asiáticos.


A população negra se distribui ainda em nove grupos étnicos, como zulu, xosa, tswana, venda e soto. Por volta do século 14, povos da língua bantu estabeleceram-se na região e desenvolveram a mineração de ouro e cobre.


A população de ascendência holandesa, os africânderes ou bôeres, constitui cerca de 60% da população branca.
Cerca de 60% da população vive em áreas urbanas.
Taxa de crescimento: 0,3%.
A população negra se distribui ainda em nove grupos étnicos, como zulu, xosa, tswana, venda e soto. Por volta do século 14, povos da língua bantu estabeleceram-se na região e desenvolveram a mineração de ouro e cobre.




Línguas:

São onze línguas oficiais além de vários dialetos. As principais são: isizulu 23,8%; isixhosa 17,6%; africâner 13,3%; sepedi 9,4%; inglês 8,2%; setswana 8,2%; sesotho 7,9%; xitsonga 4,4%; outras 7,2% (censo 2001).


Religião:

Aproximadamente 70% da população é cristã protestante; 7% são católicos; 3,8% são anglicanos e 1,5% são muçulmanos.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul
http://pt.fifa.com/worldcup/index.html

Nenhum comentário: