Escolas Participantes

.

Países

Hoje iremos saber um pouco sobre a Holanda


Os Países Baixos (em neerlandês: Nederland, literalmente "país baixo") são um país da Europa Ocidental que constitui a maior parte do Reino dos Países Baixos. É uma monarquia constitucional democrática parlamentar. As fronteiras dos Países Baixos são com o Mar do Norte a norte e a oeste, com a Bélgica ao sul e com a Alemanha a leste. A capital é Amsterdã e a sede do governo é Haia.

Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é formalmente incorreto, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias. O gentílico holandês é o normalmente utilizado para se referir ao povo, à língua e a qualquer coisa que pertença aos Países Baixos, embora mantenha a ambiguidade. Neerlandês é o gentílico não-ambíguo, alternativo.

Sendo uma das primeiras democracias parlamentares, os Países Baixos são um país moderno desde o seu início. Entre outras afiliações, o país é membro fundador da União Europeia (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Quioto. Junto com a Bélgica e com Luxemburgo, o país constitui a União Económica do Benelux. O país é palco de cinco tribunais internacionais: o Tribunal Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados em Haia assim como a sede da agência da UE de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de "capital legal do mundo".

Geograficamente, os Países Baixos são um país de baixa altitude, com cerca de 27% de sua área e 60% de sua população situados abaixo do nível do mar. Áreas significativas foram obtidas através da recuperação de terras e preservadas através de um elaborado sistema de pôlderes e diques. Grande parte dos Países Baixos é formada pelo estuário de três importantes rios europeus que, juntamente com seus afluentes, formam o delta do Reno-Mosa-Escalda.

Os Países Baixos são um país densamente povoado. É conhecido pelos seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social. O país, mais recentemente, tornou-se conhecido por sua política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto.

Os Países Baixos possuem uma das economias capitalistas mais livres do mundo, 12ª posição entre 157 países de acordo com o Índice de Liberdade Econômica.


Capital _ Amsterdão


Bandeira


Brasão


Cidade mais populosa _ Amsterdão
Língua oficial _ Neerlandês
Governo _ Monarquia constitucional
Rainha _ Beatriz
Primeiro-ministro _ Jan Peter Balkenende




Hoje iremos falar um pouco sobre o nosso país,o "Brasil".


Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é uma república federativa presidencialista localizada na América do Sul, formada pela união de 26 estados federados e por um distrito federal.
O Brasil faz fronteira a norte com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador. O país é banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul.
Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico como os Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (território estadual de Pernambuco), Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo, e um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas (pertencente ao estado do Rio Grande do Norte)
Com 8.511.925 quilômetros quadrados de área,equivalente a 47% do território sul-americano, e com cerca de 190 milhões de habitantes, o país possui a quinta maior área territorial do planeta e o quinto maior contingente populacional do mundo. O Brasil é o único país falante do português das Américas, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, resultado da forte imigração vinda de muitos países.
O Brasil foi uma colônia do Império Português desde o desembarque de Pedro Álvares Cabral em 1500 até 1815, quando se tornou um reino unido com Portugal. Em 1822 o país se tornou independente, formando o Império do Brasil, época em que esteve sob a soberania da família imperial brasileira, um dos ramos da Casa de Bragança, por quem era governado desde 1500, no Brasil Colônia. Em 1889 torna-se uma república, embora a legislatura bicameral, agora chamada de Congresso, remonte à ratificação da primeira Constituição em 1824. Desde a proclamação da república brasileira em 1889, o Brasil tem sido governado por três poderes, o judiciário, legislativo e o executivo, em que o chefe do último, eleito a cada quatro anos pelo voto popular, é o presidente do Brasil.
Nona maior economia do planeta em paridade do poder de compra (2008), oitava maior em PIB nominal (2009) e maior economia latino-americana, o Brasil tem hoje forte influência internacional, seja em âmbito regional ou global. Em 2005, encontrava-se na 39ª posição entre os países com melhor qualidade de vida do planeta, além de possuir entre 15 e 20% de toda biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Amazônica, com 3,6 milhões de km², a Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado. O Brasil é membro fundador da Organização das Nações Unidas, do G20, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas e é um dos países BRIC.



Capital _Brasília


Cidade mais populosa _ São Paulo

Moeda _ Real

Língua oficial _ Português


Governo _ República Federativa Presidencialista


Bandeira


Brasão




Fonte:Wikipédia



A FIFA juntou todos os hinos do grupo G.



O terceiro país que irá jogar contra nossa seleção será Portugal.


Iremos conhecer um pouco a história deste país.

Lisboa

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Possui uma área total de 92 090 km², e é a nação mais ocidental do continente europeu. O território português é delimitado a Norte e a Leste por Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico, e compreende a parte continental e as regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
O território correspondente ao actual Portugal foi continuamente ocupado desde a pré-história. Em 29 a.C. era habitado por vários povos, como os Lusitanos, quando foi integrado no Império Romano como a província da Lusitânia, influenciando fortemente a cultura, nomeadamente a língua portuguesa, na maior parte originada no latim. Após a queda do Império Romano, estabeleceram-se aí povos germânicos como os Visigodos e Suevos, e no século VIII seria ocupado por árabes.
Durante a reconquista cristã foi formado o Condado Portucalense, primeiro como parte do Reino da Galiza e depois integrado no Reino de Leão. Com o estabelecimento do Reino de Portugal, cuja independência foi reconhecida em 1143, e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal reclama o título de mais antigo estado-nação europeu.
Durante os séculos XV e XVI, os portugueses foram pioneiros na exploração marítima, estabelecendo o primeiro império colonial de amplitude global, com possessões em África, na Ásia e na América do Sul, tornando-se uma potência mundial económica, política e militar.[16] Em 1580, após uma crise de sucessão, foi unido a Espanha na chamada União Ibérica que duraria até 1640. Após a Guerra da Restauração foi restabelecida a independência sob a nova dinastia de Bragança, com a separação das duas coroas e impérios. O terramoto de 1755 em Lisboa, as invasões espanhola e francesas que antecederam a perda da sua maior possessão territorial ultramarina, o Brasil, resultaram no desmembramento da estabilidade política e económica, reduzindo o estatuto de Portugal como potência global no século XIX.
Após a queda da monarquia, em 1910 foi a proclamada a República, iniciando o actual sistema de governo. A instável Primeira República foi sucedida por uma ditadura sob o nome de Estado Novo. Na segunda metade do século XX, na sequência da guerra colonial portuguesa e do golpe de estado da revolução dos cravos em 1974, a ditadura foi deposta e estabelecida a democracia parlamentar, com todos os territórios ultramarinos a obter a sua independência, nomeadamente Angola e Moçambique em África; o último território ultramarino, Macau, seria entregue à China em 1999.
Portugal é hoje um país desenvolvido, economicamente próspero, social e politicamente estável e com Índice de Desenvolvimento Humano muito elevado. Encontra-se entre os 20 países do mundo com melhor qualidade de vida, apesar de o seu PIB per capita ser o menor entre os países da Europa Ocidental. É membro das Nações Unidas e da União Europeia (na altura da sua adesão em 1986, CEE), e membro-fundador da NATO, da OCDE, da Zona Euro (da União Europeia) e da CPLP. Participa em diversas missões de manutenção de paz das Nações Unidas. Portugal é também um estado-membro do Espaço Schengen.

Bandeira de Portugal




Capital_Lisboa


Língua oficial_Português


Governo_República unitária de democracia parlamentar


Brasão


Presidente_ Aníbal Cavaco Silva

Primeiro-Ministro_José Sócrates

Área_Total 92 090 km² (109º)



População_Estimativa de 2008_10 651 121 hab. (75º)

Moeda_Euro (EUR)

Clima_Temperado Mediterrânico (Portugal Continental e Madeira)
e Temperado Oceânico (Açores)

Cód. telef.+351




Hino de Portugal





O segundo país que jogou contra a Seleção Brasileira, foi a Costa do Marfim.

Iremos conhecer um pouco a história deste país.


Nome oficial: República da Costa do Marfim (République de Côte-d'Ivoire).


Nacionalidade: marfinense.

Data nacional: 07 de agosto (Independência) - 1960 (da França)

Capitais: Abidjan (sede do governo), Yamoussoukro (administrativa).

Cidades principais: Abidjan (4.300.000); Bouaké (831.000), Yamoussoukro (201.000), Daloa (174.000 e Korhogo (120.000) - 2005.

Idioma: francês (oficial), diula, baulê.

Religião: islamismo 38,7%, cristianismo 26,1% (católicos 20,8%, protestantes 5,3%), animismo 17%, ateísmo 13,4%, outras 4,8% (1988).


GEOGRAFIA:


Localização: oeste da África.

Hora Local: + 3h (UTC + 0h).

Área: 322.463 km2.

Clima: subequatorial de floresta (S), tropical úmido (NO), tropical seco (NE - savana e floresta clara).

Área de floresta: 55 mil km2 (1995).
POPULAÇÃO:
Total: 20.179.602 de habitantes, sendo 26% de estrangeiros (2008).
Densidade: 62,58 hab./km2 (2008).
População urbana: 40% (2008).
População rural: 60% (2008).
Crescimento demográfico: 3,9% ao ano (2008).
Fecundidade: 5,8 filhos por mulher (2000).
Expectativa de vida: 48,3 anos (2007).
Mortalidade infantil: 95,06 por mil nascimentos vivos (2000).
Analfabetismo: 51,3% (2007).
IDH: 0,484 (2007).

Bandeira da Costa do Marfim

Brasão

POLÍTICA:
Forma de governo: República presidencialista (ditadura militar desde 1999).
Divisão administrativa: 19 regiões divididas em 58 departamentos.
Principais partidos: União dos Republicanos (RDR), União Democrática Africana (RDA), Frente Popular Marfinense (FPI) - 78 no total (2010).
Legislativo: Unicameral, representado pela Assembléia Nacional, composta por deputados eleitos por 5 anos pelo voto direto.
Constituição em vigor: Aprovada em 23.07.2000, com 86% dos votos.

ECONOMIA:
Moeda: franco CFA.



Hino da Costa do Marfim





O primeiro país que jogou contra a Seleção Brasileira, foi a Coreia do Norte.

Vamos conhecer um pouco sobre a "Coreia do Norte"




A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. Assim como Cuba, a Coreia do Norte é um dos remanescentes países de regime socialista no mundo, em razão dessa escolha enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Tal fato começou a partir de 1991, quando a União Soviética entrou em declínio.

A Coreia do Norte é socialista em virtude de interferências externas que ocorreram no passado.
Depois que o Japão desocupou a Coreia, a mesma foi dividida em dois países distintos: a Coreia do Norte, controlada pelos soviéticos (socialistas) e a Coreia do Sul, controlada pelos americanos (capitalistas).

A topografia do país varia entre colinas e montanhas, ao norte e a leste, além de planícies, a oeste. O ponto mais elevado do país fica a 2 744 metros de altitude, chamado de Paektu-san. Quanto à hidrografia, os rios que mais se destacam são o Tumen e o Yalu.

O clima que predomina é o temperado continental, que apresenta um verão com grande incidência de chuva e invernos rigorosos.

O país possui uma economia planificada, bem aos moldes soviéticos. Desse modo, mantém uma restrita relação comercial com outros países. O país recebe ajuda alimentar da ONU (Organização das Nações Unidas) e sua economia está vinculada à produção industrial de base, além de produtos agropecuários.

A composição étnica e linguística norte-coreana não apresenta uma grande diversidade.

Informações diversas do país:

Nome: República Democrática Popular da Coreia.

Bandeira da Coreia do Sul


Brasão




Capital: Pyongyang.


Gentílico: norte-coreano.

Idioma oficial: coreano.

Governo: República socialista.

Independência: do Japão, em 15 de agosto de 1945.



Área territorial: 120 538 km².


Número de habitantes: aproximadamente 23,9 milhões.



Moeda: Won norte-coreano.



Curiosidades da Coreia do Norte:

O país possui um regime muito fechado, seus habitantes não podem usar telefone celular e os turistas não podem tirar fotos de monumentos, por exemplo.

Hino da Coreia do Norte

A ch'im un pinnara, i kangsan ungum e,
Chawon do kaduk han samch'olli,
Arumdaun nae choguk,
Panmannyon oraen ryoksa
E ch'allan han munhwa ro charanan
Sulgiroun inmin ui i yonggwang.
Mom gwa mam ta pach'yo,
I, choson kiri pattuse.

Ch'al paektusan kisang ul ta anko.
Kullo ui chongsin un kitturo.
Chilli ro mungch'yo jin oksen ttut
On segye apso nagari.
Sonnun him nodo do naemiro,
Inmin ui ttus uro son nara.
Han opsi pugang hanun
I choson kiri pinnaese.
Vejam: Coréia do Norte Documentário SBT Brasil










Professora Orientadora Tecnológica Educacional Marise Brandão

Um comentário:

Anônimo disse...

Que isso em pleno século XXI existir esse tipo de regime ainda, igual ao do RiTlei!!!!!